segunda-feira, 24 de outubro de 2011

atividade 4.3

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Entendendo-se por currículo o trabalho escolar das disciplinas de forma estanque e linear objetivando estratégias pedagógicas desafiadoras, que alia prática e teoria privilegiando aspectos sociais, culturais e históricos desenvolvendo o conhecimento, e a autonomia através de contribuições individuais e coletivas.
Os projetos curriculares e o uso de tecnologias devem estar atrelados com objetivos pedagógicos previamente traçados, de forma a desenvolver a capacidade de raciocínio dos educandos, utilizando-se de múltiplas linguagens que poderão ser desvendadas através das diversas mídias disponíveis na escola.
Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo faz-se necessário mudar a forma de pensar a sala de aula. Favorecendo a interdisciplinaridade através de projetos que priorizem o trabalho colaborativo apontando soluções para as questões desafiadoras que poderemos nos deparar durante o transcorrer das atividades desenvolvidas.
Para desenvolver projetos no âmbito curricular é necessário situações desejadas a partir de um conjunto de ações que serão previamente antecipadas possibilitando a reflexão que conduza o sujeito a produzir conhecimento, sendo permeado pela flexibilidade que o projeto disponibiliza.
Cabe ao professor incorporar as TICs ao currículo tomando o cuidado de articular as mídias a seus objetivos e ações previamente elaboradas visando um contexto significativo e qualitativo que conduza o educando a construção do conhecimento.

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